quarta-feira

INICIO DA SEITA DE JACAREÍ, A Divulgação e o Financiamento PELA RCC


A Divulgação e o Financiamento das viagens de marquinhos de jacareí -SP 


A divulgação das manifestações marianas ocorre pela utilização da estrutura do movimento, principalmente pelos rituais “de base” da RCC – os grupos de oração, mas também por meio de jornais impressos, de redes de rádio e televisão pertencentes ou ligados a ela.

Na verdade, os meios utilizados para a divulgação de um evento dependem de seu grau de importância. Por exemplo, no caso da vinda de um mensageiro internacional – como no caso de Pe Gobbi, Vassula ou uma das videntes de Medjugorje
– a divulgação é mais intensa e ampla, recorrendo-se aos meios de comunicação de massa, como as redes de rádio e televisão católicas e carismáticas, bem como pelos sites da RCC. Inclusive, uma das grandes responsáveis pela divulgação de informações sobre as aparições marianas é a rede de televisão “Canção Nova”, de propriedade da RCC e que tem abrangência nacional - possuindo também um site bastante completo e constantemente atualizado. Um dos responsáveis por essa divulgação é o Pe Jonas Abib, líder nacional do movimento, considerado um de seus pioneiros no Brasil. Ele faz parte da comunidade “Canção Nova” e possui horários de pregação pela TV, muitas delas dedicadas a Nossa Senhora, de quem se afirma profundamente devoto.
Essa rede de televisão é também responsável pela divulgação e organização de peregrinações para Santuários Marianos no exterior, especialmente na Europa. Existem agências de turismo que oferecem seus pacotes religiosos nessa rede, e contam com o apoio dela não apenas na divulgação de seu produto, mas também na organização das excursões e do roteiro, sendo as viagens acompanhadas por alguma liderança da comunidade Canção Nova, sacerdotal ou leiga.


18 Essas três aparições européias são referência constante no discurso carismático. Para os carismáticos, a referência mais importante nos dias de hoje é Medjugorge, onde a Virgem transmite mensalmente uma mensagem. Internacionalmente, também mencionam Garabandal, na Espanha, e Fátima, novamente como o princípio de um ciclo de aparições da Virgem. As conexões estabelecidas nas crenças referentes às aparições serão objeto de outro capítulo.




70


Já no caso de eventos de menor porte, como a estadia da virgem do mel em alguma comunidade, a divulgação é realizada na diocese, nas cidades vizinhas, por meio de jornais carismáticos de circulação regional e/ou por avisos em rituais, telefonemas entre conhecidos, ou seja, por meio da divulgação “boca a boca”.

A divulgação é central para esses eventos, pois é por meio dela que os elos da rede são contactados, sendo que, a partir do aviso sobre o ritual, não apenas participam deles como organizam Romarias para a manifestação, entre pessoas com as quais mantém relações religiosas em sua paróquia. Assim, para que um evento obtenha sucesso é preciso que seus organizadores o divulguem, contactando e articulando elos da rede para participarem do ritual, bem como para organizarem Romarias entre as pessoas que fazem parte de suas relações paroquiais.

Além da divulgação, a RCC é a responsável pelo financiamento dos eventos, pois a circulação das manifestações marianas, bem como a peregrinação constante a Santuários marianos exige recursos financeiros, que são mobilizados, nos casos de visitas realizadas às comunidades ou grupos do movimento, entre os membros da RCC, especialmente entre os membros de destaque na comunidade: lideranças, palestrantes, entre outros. Como no caso das visitas aos locais de aparição é o grupo de apoio local responsável por angariar fundos para o evento.

Os recursos para a circulação das manifestações, videntes e confidentes são angariados pela mobilização dos membros locais, a partir dos grupos ou comunidades carismáticas. Após o contato com os responsáveis pelas manifestações, realiza-se uma planilha de custos, que é divulgada para solicitar recursos. Essa planilha circula entre membros da comunidade, sendo que cada um colabora com o que pode. Entretanto, a maior parte dos recursos é bancada pelas lideranças e pelos membros de maior poder aquisitivo, que também se responsabilizam em contactar as lideranças estaduais ou nacionais do movimento em busca de recursos, bem como comunidades carismáticas. O sucesso na obtenção destes recursos depende, em parte, das relações e do prestígio dos membros de cada grupo, sendo que os grupos com maiores contatos e conexões com as lideranças nacionais e/ou com comunidades “ricas” são as que conseguem “trazer” mais eventos.

Sob esse aspecto, a comunidade Magnificat, de São José dos Campos, pode ser considerada “bem relacionada”, pois seus membros de destaque, como Irmã Alice – fundadora da comunidade – possui contatos estreitos com as lideranças



71


nacionais e com membros de destaque da comunidade “Canção Nova”, a maior comunidade carismática do país e também uma das mais ricas. O próprio Pe Jonas Abib, líder nacional da RCC e um dos fundadores da “Canção Nova”, é considerado “um amigo pessoal” por irmã Alice. Assim, a Comunidade Magnificat recebe a visita de muitos mensageiros de Nossa Senhora, sendo a imagem da Virgem do Mel apenas uma destas manifestações.

Dessa maneira, a rede é mobilizada para angariar recursos para a circulação dos eventos19, trazendo pessoas com o dom da locução para proferir palestras, ou videntes para ter suas visões nas comunidades. O grupo de carismáticos de São José dos Campos já trouxe, além da imagem de Maria que verte mel, os seguintes confidentes: Pe Gobbi, Vassula Ryden, Raimundo Lopez, Mirna, entre outros. Inclusive, foi através da RCC que a vidente Mirjana, de Medjugorje, uma das aparições mais conhecidas atualmente, visitou o Brasil, na comunidade “Canção Nova”.

A extensão da rede mobilizada para o financiamento, bem como os tipos de divulgação utilizados variam de acordo com a importância e a grandeza do evento. Nos casos das visitas de confidentes internacionais ao país, bem como nas excursões para os Santuários Internacionais, a divulgação ocorre através de sites católicos carismáticos e através das redes católicas de televisão – Canção Nova e Rede Vida – além, claro, da divulgação boca a boca, nos rituais do movimento, entre amigos, etc...

Da mesma maneira, as redes mobilizadas para o financiamento dos eventos de maior importância são as mais extensas. Como nos casos mencionados no parágrafo anterior, em que, mesmo quando a iniciativa da visita não parte de membros da hierarquia nacional do movimento, parte de pessoas que possuem contatos e relações com eles, que possam, de alguma maneira, sensibilizá-los a contribuir para a vinda do confidente.

Percebemos que a realização de manifestações marianas em comunidades carismáticas é mais comum do que nos locais de aparição, devido, justamente, a capacidade da RCC em mobilizar um maior número de elos da rede, ou membros mais poderosos – seja no que se refere ao prestígio ou ao poder financeiro. Nesse sentido, não apenas a organização burocrática e hierárquica contribui, mas também as comunidades carismáticas, que possuem autonomia financeira e religiosa, além de alojamentos e


19 Formavam outras redes de classe, com contato com pessoas de maior poder aquisitivo e, assim, com maiores possibilidades de conseguirem recursos.




72


capelas para realização de rituais, ou seja, toda uma estrutura que facilita o recebimento destes eventos.

Assim, a possibilidade dos grupos de carismáticos e mesmo das comunidades em acessar diretamente membros da hierarquia carismática, ou representantes de comunidades maiores e mais poderosas contribui não apenas para o número de eventos que consegue realizar, mas principalmente para o peso deles. Devemos destacar que, as manifestações mais importantes são alocadas nas comunidades maiores do movimento, entre as quais destacamos a Comunidade “Canção Nova”, em Cachoeira Paulista. Dessa maneira, apesar da estrutura hierárquica, nem sempre os membros seguem essa hierarquia, contactando diretamente membros da coordenação nacional, ou de alguma comunidade carismática de muito destaque. O exemplo de Irmã Alice, representante da comunidade Magnificat, é ilustrativo deste fato, pois, apesar desta comunidade ser pequena, ela realiza rituais importantes, inclusive internacionais, sendo que a proximidade entre Irmão Alice e Pe Jonas Abib, da comunidade Canção Nova, contribui para esse fato.

A importância do evento pode ser observada, pois, a partir das redes que mobiliza – para sua organização, divulgação e financiamento. O caso analisado da Virgem do mel, por exemplo, mobilizou os carismáticos locais – lideranças e não lideranças - e videntes das proximidades. Não foi divulgado e financiado por meio de uma rede muito extensa, tocando membros do município e de municípios vizinhos.
Já o caso do encontro de “mensageiros”, promovido pelo Pe Gobbi mobilizou elos de todo o país, uma rede extensa, tendo sido financiado por membros da hierarquia nacional da RCC e do Movimento Sacerdotal Mariano. Interessa destacar que foi um evento sigiloso, e capaz de exemplificar o poder de articulação dessa rede, pois não foi abertamente divulgado, mas que contactou mais de cem videntes e confidentes de Nossa Senhora de todo o Brasil.
Tese de Doutorado – Os bastidores de Jacareí Aparição do ano de 2008
(Lilian Maria) http://documents.scribd.com.s3.amazonaws.com/docs/6biaug7ygw5v4xv0.pdf
TEXTO COMPLETE EM PDF /jacareiencantado, Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo - procissão, seita, corvos, comunista,  verdadeiras farsa

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo

 jacareiencantado.com. Santuário das Aparições de Jacareí SP. são falsas. são verdadeiras, farsa, photoshop, segredo