A Divulgação e o Financiamento das viagens de marquinhos de jacareí -SP
A divulgação
das manifestações marianas ocorre pela utilização da estrutura do movimento,
principalmente pelos rituais “de base” da RCC – os grupos de oração, mas também
por meio de jornais impressos, de redes de rádio e televisão pertencentes ou
ligados a ela.
Na verdade,
os meios utilizados para a divulgação de um evento dependem de seu grau de
importância. Por exemplo, no caso da vinda de um mensageiro internacional –
como no caso de Pe Gobbi, Vassula ou uma das videntes de Medjugorje
– a divulgação é mais intensa e ampla, recorrendo-se aos
meios de comunicação de massa, como as redes de rádio e televisão católicas e
carismáticas, bem como pelos sites da RCC. Inclusive, uma das grandes
responsáveis pela divulgação de informações sobre as aparições marianas é a
rede de televisão “Canção Nova”, de propriedade da RCC e que tem abrangência
nacional - possuindo também um site bastante completo e constantemente
atualizado. Um dos responsáveis por essa divulgação é o Pe Jonas Abib, líder
nacional do movimento, considerado um de seus pioneiros no Brasil. Ele faz
parte da comunidade “Canção Nova” e possui horários de pregação pela TV, muitas
delas dedicadas a Nossa Senhora, de quem se afirma profundamente devoto.
Essa rede de
televisão é também responsável pela divulgação e organização de peregrinações
para Santuários Marianos no exterior, especialmente na Europa. Existem agências
de turismo que oferecem seus pacotes religiosos nessa rede, e contam com o
apoio dela não apenas na divulgação de seu produto, mas também na organização
das excursões e do roteiro, sendo as viagens acompanhadas por alguma liderança
da comunidade Canção Nova, sacerdotal ou leiga.
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Essas três aparições européias são referência constante no discurso
carismático. Para os carismáticos, a referência mais importante nos dias de
hoje é Medjugorge, onde a Virgem transmite mensalmente uma mensagem.
Internacionalmente, também mencionam Garabandal, na Espanha, e Fátima,
novamente como o princípio de um ciclo de aparições da Virgem. As conexões
estabelecidas nas crenças referentes às aparições serão objeto de outro
capítulo.
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Já no caso
de eventos de menor porte, como a estadia da virgem do mel em alguma
comunidade, a divulgação é realizada na diocese, nas cidades vizinhas, por meio
de jornais carismáticos de circulação regional e/ou por avisos em rituais,
telefonemas entre conhecidos, ou seja, por meio da divulgação “boca a boca”.
A divulgação é central para
esses eventos, pois é por meio dela que os elos da rede são contactados, sendo
que, a partir do aviso sobre o ritual, não apenas participam deles como
organizam Romarias para a manifestação, entre pessoas com as quais mantém
relações religiosas em sua paróquia. Assim, para que um evento obtenha sucesso
é preciso que seus organizadores o divulguem, contactando e articulando elos da
rede para participarem do ritual, bem como para organizarem Romarias entre as
pessoas que fazem parte de suas relações paroquiais.
Além da divulgação, a RCC é a
responsável pelo financiamento dos eventos, pois a circulação das manifestações
marianas, bem como a peregrinação constante a Santuários marianos exige
recursos financeiros, que são mobilizados, nos casos de visitas realizadas às
comunidades ou grupos do movimento, entre os membros da RCC, especialmente
entre os membros de destaque na comunidade: lideranças, palestrantes, entre
outros. Como no caso das visitas aos locais de aparição é o grupo de apoio
local responsável por angariar fundos para o evento.
Os recursos para a circulação
das manifestações, videntes e confidentes são angariados pela mobilização dos
membros locais, a partir dos grupos ou comunidades carismáticas. Após o contato
com os responsáveis pelas manifestações, realiza-se uma planilha de custos, que
é divulgada para solicitar recursos. Essa planilha circula entre membros da
comunidade, sendo que cada um colabora com o que pode. Entretanto, a maior
parte dos recursos é bancada pelas lideranças e pelos membros de maior poder
aquisitivo, que também se responsabilizam em contactar as lideranças estaduais
ou nacionais do movimento em busca de recursos, bem como comunidades
carismáticas. O sucesso na obtenção destes recursos depende, em parte, das
relações e do prestígio dos membros de cada grupo, sendo que os grupos com
maiores contatos e conexões com as lideranças nacionais e/ou com comunidades
“ricas” são as que conseguem “trazer” mais eventos.
Sob esse aspecto, a comunidade
Magnificat, de São José dos Campos, pode ser considerada “bem relacionada”,
pois seus membros de destaque, como Irmã Alice – fundadora da comunidade – possui
contatos estreitos com as lideranças
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nacionais e com membros de
destaque da comunidade “Canção Nova”, a maior comunidade carismática do país e
também uma das mais ricas. O próprio Pe Jonas Abib, líder nacional da RCC e um
dos fundadores da “Canção Nova”, é considerado “um amigo pessoal” por irmã
Alice. Assim, a Comunidade Magnificat recebe a visita de muitos mensageiros de
Nossa Senhora, sendo a imagem da Virgem do Mel apenas uma destas manifestações.
Dessa maneira, a rede é
mobilizada para angariar recursos para a circulação dos eventos19,
trazendo pessoas com o dom da locução para proferir palestras, ou videntes para
ter suas visões nas comunidades. O grupo de carismáticos de São José dos Campos
já trouxe, além da imagem de Maria que verte mel, os seguintes confidentes: Pe
Gobbi, Vassula Ryden, Raimundo Lopez, Mirna, entre outros. Inclusive, foi
através da RCC que a vidente Mirjana, de Medjugorje, uma das aparições mais
conhecidas atualmente, visitou o Brasil, na comunidade “Canção Nova”.
A extensão da rede mobilizada
para o financiamento, bem como os tipos de divulgação utilizados variam de
acordo com a importância e a grandeza do evento. Nos casos das visitas de
confidentes internacionais ao país, bem como nas excursões para os Santuários
Internacionais, a divulgação ocorre através de sites católicos carismáticos e
através das redes católicas de televisão – Canção Nova e Rede Vida – além,
claro, da divulgação boca a boca, nos rituais do movimento, entre amigos,
etc...
Da mesma maneira, as redes
mobilizadas para o financiamento dos eventos de maior importância são as mais
extensas. Como nos casos mencionados no parágrafo anterior, em que, mesmo
quando a iniciativa da visita não parte de membros da hierarquia nacional do
movimento, parte de pessoas que possuem contatos e relações com eles, que
possam, de alguma maneira, sensibilizá-los a contribuir para a vinda do
confidente.
Percebemos que a realização de
manifestações marianas em comunidades carismáticas é mais comum do que nos
locais de aparição, devido, justamente, a capacidade da RCC em mobilizar um
maior número de elos da rede, ou membros mais poderosos – seja no que se refere
ao prestígio ou ao poder financeiro. Nesse sentido, não apenas a organização
burocrática e hierárquica contribui, mas também as comunidades carismáticas,
que possuem autonomia financeira e religiosa, além de alojamentos e
19 Formavam outras redes de
classe, com contato com pessoas de maior poder aquisitivo e, assim, com maiores
possibilidades de conseguirem recursos.
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capelas para realização de
rituais, ou seja, toda uma estrutura que facilita o recebimento destes eventos.
Assim, a possibilidade dos
grupos de carismáticos e mesmo das comunidades em acessar diretamente membros
da hierarquia carismática, ou representantes de comunidades maiores e mais
poderosas contribui não apenas para o número de eventos que consegue realizar,
mas principalmente para o peso deles. Devemos destacar que, as manifestações
mais importantes são alocadas nas comunidades maiores do movimento, entre as
quais destacamos a Comunidade “Canção Nova”, em Cachoeira Paulista. Dessa
maneira, apesar da estrutura hierárquica, nem sempre os membros seguem essa
hierarquia, contactando diretamente membros da coordenação nacional, ou de
alguma comunidade carismática de muito destaque. O exemplo de Irmã Alice,
representante da comunidade Magnificat, é ilustrativo deste fato, pois, apesar
desta comunidade ser pequena, ela realiza rituais importantes, inclusive
internacionais, sendo que a proximidade entre Irmão Alice e Pe Jonas Abib, da
comunidade Canção Nova, contribui para esse fato.
A importância do evento pode
ser observada, pois, a partir das redes que mobiliza – para sua organização,
divulgação e financiamento. O caso analisado da Virgem do mel, por exemplo,
mobilizou os carismáticos locais – lideranças e não lideranças - e videntes das
proximidades. Não foi divulgado e financiado por meio de uma rede muito
extensa, tocando membros do município e de municípios vizinhos.
Já o caso do encontro de
“mensageiros”, promovido pelo Pe Gobbi mobilizou elos de todo o país, uma rede
extensa, tendo sido financiado por membros da hierarquia nacional da RCC e do Movimento
Sacerdotal Mariano. Interessa destacar que foi um evento sigiloso, e capaz de
exemplificar o poder de articulação dessa rede, pois não foi abertamente
divulgado, mas que contactou mais de cem videntes e confidentes de Nossa
Senhora de todo o Brasil.
Tese de Doutorado – Os bastidores de Jacareí Aparição do ano de 2008 (Lilian Maria) http://documents.scribd.com.s3.amazonaws.com/docs/6biaug7ygw5v4xv0.pdf
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Tese de Doutorado – Os bastidores de Jacareí Aparição do ano de 2008 (Lilian Maria) http://documents.scribd.com.s3.amazonaws.com/docs/6biaug7ygw5v4xv0.pdf
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