Jacarei Apariçoes e Marcos Tadeu Teixeira e A ruptura com a Igreja
Jacarei
Apariçoes e Marcos Tadeu Teixeira e A ruptura com a Igreja
A aceitação ou a rejeição das aparições pela ortodoxia
católica é uma questão que perpassa a história desse tipo de evento. O
caminho percorrido para o reconhecimento de uma manifestação de Nossa
Senhora pela ortodoxia é bastante longo, entre uma pessoa dizer ter visto e
escutado Maria e a aceitação deste fato pela Igreja há um grande caminho a
ser percorrido, que, na maioria dos casos, culmina com a sua rejeição ou
mesmo com a interdição pelos representantes oficiais do catolicismo.
O número de aparições de Nossa Senhora não aceitos pela
Igreja é imensamente maior do que os reconhecidos oficialmente, e mesmo que
os apenas “tolerados”. Jacareí é mais um exemplo de rejeição. Atualmente a
aparição é completamente rejeitada pelos representantes locais da Igreja
Católica, mais especificamente pelo bispo de São José dos Campos,
responsável pela paróquia em que ocorre a manifestação.
Várias etapas se sucederam
até a rejeição: a principio o bispo apenas “não recomendava” a participação
dos padres, mas, devido à intensificação da polêmica em torno das atitudes
do vidente, o bispo acabou proibindo a presença de sacerdotes no Cenáculo. O
pároco de Jacareí acatou sua recomendação e foi ainda mais agressivo,
proibindo a participação dos paroquianos, sendo que aqueles que
desobedecessem à sua determinação não receberiam a comunhão durante as
missas.
Esse é o momento de auge dos
debates, que não arrefeceram até o final de meu trabalho de campo, em 2007.
É preciso destacar que a proibição estabelecida pelo bispo surtiu efeito
sobre o Cenáculo, contribuindo muito para a diminuição do número de
participantes nos rituais. Assim, embora não tenha conseguido extinguir o
ritual, diminuiu significativamente o número de participantes. Especialmente
na diocese de São José dos Campos, a qual pertence Jacareí, a retaliação a
essa aparição funcionou, pois atualmente os participantes dos Cenáculos não
são provenientes da cidade ou da diocese, mas sim de outras localidades: são
os peregrinos analisados no primeiro capítulo.
Segundo a postura determinada pelo Vaticano, uma aparição,
para ser rejeitada, deve estar em contradição com elementos da teologia
católica. Assim, a postura dos sacerdotes locais está fundamentada nas
contradições entre o que é estabelecido pela ortodoxia católica na análise
deste tipo de manifestação e a aparição de Jacareí. No capítulo anterior
demonstramos que os critérios estabelecidos pelo Vaticano são utilizados de
acordo com o interesse dos atores e grupos envolvidos nos eventos. A
inserção de “novos” elementos e a postura do vidente contribuem para que a
hierarquia percebesse desvios nesta manifestação que a caracterizavam como
“falsa” e, portanto, ilegítima.
4.3) Os
“exageros” do vidente Marcos Tadeu e o combate do clero
As visões de Marcos Tadeu,
com o passar do tempo, foram apresentando elementos considerados
inconsistentes, sem conexão com a doutrina católica ou com as aparições
reconhecidas de Nossa Senhora. Esses elementos surgiram por volta de 1998,
no auge das manifestações. Neste período, Marcos, já um garoto de 20 anos,
diz receber também a visita de Jesus e de São José, e até mesmo do Arcanjo
Gabriel. Todos transmitem mensagens e “confirmam” as falas de Nossa Senhora.
Embora a figura
central das aparições ainda seja Maria, outros santos também
começam a aparecer e a falar com Marcos, o que desestrutura o padrão
consolidado das aparições: a Virgem não aparece mais sozinha durante os
Cenáculos, mas acompanhada de Jesus e de São José.
A inserção destes elementos
faz crescer a desconfiança da comunidade e do clero local – que já não via
com bons olhos os encontros no Monte. A Igreja inicia, então, um combate
contra as manifestações. O principal argumento utilizado por ela é a
“inconsistência” das visões de Marcos Tadeu. A diocese e algumas paróquias
da região se encarregaram de montar cursos e palestras sobre Nossa Senhora e
sobre suas aparições, para “esclarecer” os paroquianos sobre esse tipo de
fenômeno. Exemplo disso foi um curso realizado na paróquia do Espírito
Santo, em São José dos Campos, na quaresma de 1999. Durante três noites
foram realizadas palestras sobre Nossa Senhora, dedicadas aos dogmas
marianos – enfatizando o que era aceito ou não pela Igreja – e a última
delas foi referente às aparições de Nossa Senhora. Nela o palestrante
mencionou a cautela e a prudência recomendadas pelo Vaticano, bem como os
critérios de avaliação, enfatizando a importância da adequação à doutrina
católica e terminou demonstrando as características comuns entre os
fenômenos reconhecidos.
Em apenas um momento as
aparições de Jacareí foram mencionadas, justamente para lembrar a
importância da prudência, recomendada para cada um dos participantes, e da
adequação à doutrina. Para a grande maioria dos participantes do curso, que
já conhecia as manifestações de Jacareí, ficou evidente no momento em que o
palestrante começou a demonstrar as semelhanças entre as aparições de Nossa
Senhora, as diferenças em relação às visões de Marcos.
Importa destacar que esta paróquia é um importante centro de
referência para os carismáticos locais, sendo que o Pároco é um destacado
membro da RCC na cidade e na região, sendo suas missas repletas de
carismáticos de toda a cidade e mesmo de cidades vizinhas. Assim, o público
das palestras foi constituído, em grande parte, por membros e lideranças da
RCC na região. Ao final das palestras ficou clara a intenção dos
organizadores – o bispo e o pároco – em alertar os paroquianos a respeito
das aparições de Nossa Senhora, especialmente sobre as manifestações de
Jacareí, que atraíam multidões devido, em grande parte, ao empenho de
membros da RCC. O pároco de Jacareí teve uma postura mais explicita contra
as aparições. Enquanto os paroquianos de São José dos Campos estavam sendo
formados para o “discernimento”, ou seja, para que pudessem avaliar as
aparições – embora com uma forte tendência a renegá-las – os fiéis de
Jacareí foram proibidos de freqüentá-las, sendo ameaçados inclusive com a
O pároco de Jacareí usava argumentos que demonstravam a
incompatibilidade entre as aparições de Marcos, a doutrina católica e as
aparições reconhecidas, especialmente no que se refere aos “novos” elementos,
como as visões de Santos e Anjos. Em suas palavras “isso nunca aconteceu
antes, Maria aparecer tantas vezes, e ainda mais
junto com Jesus e São José! Em Lourdes não foi assim, nem em Fátima. Tudo
naquela aparição (a de Jacareí) demonstra a sua falsidade”.
Dessa forma, os elementos heterodoxos com relação às aparições
reconhecidas eram usados para deslegitimar a aparição de Jacareí. Se em um
primeiro momento houve a modelagem do fenômeno de acordo com o padrão
estabelecido no século XIX para lhe atribuir legitimidade, nesta segunda década
são justamente os elementos que demonstram o afastamento com relação ao padrão
que são enfatizados pelos sacerdotes para demonstrar a sua falsidade. Isso foi
realizado em São José dos Campos, por meio das palestras, e em Jacareí, pelas
pregações do pároco62.
A inserção de novos elementos é percebida como heresia. Marcos
quebra as regras do jogo, acrescentando elementos que não estavam presentes nas
aparições reconhecidas. A sua ruptura com as aparições estabelecidas foi além do
que era aceitável, demonstrando uma autonomia que impossibilitava a aceitação de
suas visões como legítimas. Sua postura também contribui para o declínio das
manifestações. As atitudes e falas de Marcos o afastaram do ideal de humildade e
inocência constituintes dos videntes marianos, caracterizando-o, pelo contrário,
como arrogante, adjetivo percebido na fala dos carismáticos e dos católicos
locais em referência a ele.
O segredo de Jacareí em Rascunhos [
documents.scribd.com.s3.amazonaws.com/docs/3tditwpn5s5v52eu.pdf
[13] Tese de Doutorado – Os bastidores de Jacareí Aparição(Lilian Maria)
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