O ROSÁRIO MEDITADO DO COMERCIO
Esses Sacratíssimos Rosários Meditados são vendidos somente no santuário de Jacareí. Esses rosários têm uma "cara de bonzinho" mas que te convida a participar de um cenáculo onde o vidente só pede dinheiro e condena os que não aceitam. Um rosário pode ser rezado da maneira tradicional e com um terço bem simples. O rosário meditado tem que ser comprado e só tem validade se o terço for aquele "tocado por Nossa Senhora" por R$ 30,00. Lá você vai ouvir que Nossa Senhora pediu que construíssem um Mosteiro e um Mega Santuário. As doações mínimas são de R$ 30,00 e vai até o quanto você tiver coragem de doar. Lá você irá aprender também que não se deve acreditar na igreja católica e que todos os padres não prestam. Vai conhecer uma Nossa Senhora e alguns santos que aparecem por lá para dar mensagens que vocês devem votar no pai espiritual que é político, e se não votarem, vão adquirir doenças como cancer ou piores. Esquecem Jesus Misericordioso, porque o de lá condena a todos que contrariam a opinião do Marquinho. Adquiram já esse rosário e aprendam rapidamente a odiar e xingar o próximo. Ex seguidor seita
= CUIDADO FALSO APARIÇÕES DE ST JOSEPH =
Além de receber visões e mensagens de “Jesus” e “Maria”, o assim chamado visionário Marcos Thaddeus também recebe mensagens de “São José”. As mensagens de “São José”, juntamente com as de “Jesus” e “Maria” contêm heresia, portanto estas aparições são consideradas FALSAS . Se o “visionário” está sofrendo de doença mental, dado a alucinações ou simplesmente inventando histórias, não foi determinado. Bispo de S. André, São Paulo, Brasil declara: Jacareé "Aparições" de Jesus, Maria e José NÃO SÃO DE ORIGEM SUPERNATURAL! "
Abaixo estão trechos da Declaração do Bispo Dom Nelson Nelson Westrupp de S. André, São Paulo, Brasil , SOBRE AS ALEGADAS APARIÇÕES EM JACAREI, BRASIL, datada de 11 de fevereiro de 2011.
O objetivo é fornecer informações sobre as atividades do jovem Marcos Thadeu Teixeira (Marquinho). Após um sério e cuidadoso discernimento de seus escritos (visões, locuções interiores), nossa posição atual é a seguinte:
Embora seja evidente que Marcos Thadeu tem uma profunda devoção ao Coração de Jesus e Nossa Senhora, as mensagens que ele afirma ter recebido de Jesus e Maria não são de natureza sobrenatural . Há várias expressões que contradizem categoricamente essa possibilidade, mostrando que essas mensagens / locuções vêm dos próprios pensamentos e sentimentos do autor. A teologia não ensina: através de Jesus a Maria (como ensinado nas mensagens de Jacareí), mas sim: a Jesus através de Maria. Essas “aparições” também carecem de um plano comum entre Jesus e Maria - as mensagens são erráticas.
Algumas expressões usadas por essas chamadas “aparições” não são teologicamente corretas. Em suma, as mensagens de Marcos Thadeu Teixeira parecem brotar de seu próprio coração.
Revelações particulares podem ser aceitas se tiverem sido reconhecidas pela Igreja, através de seus representantes legítimos, nosso Santo Padre, o Papa e os Bispos. No presente caso das alegadas aparições em Jacareí, Brasil, tal reconhecimento não é concedido e as mensagens de Marcos Thadeu Teixeira não devem ser consideradas como legítimas e dignas de fé por parte dos fiéis. As aparições não fazem parte do dogma e credo católicos .
Com uma bênção especial
Bispo Dom Nelson Westrupp, SCJ,
Presidente da Conferência Episcopal Regional do Sul 1
CNBB, Diocese de S. André, 11 de fevereiro de 2011
In addition to receiving visions and messages from “Jesus” and “Mary”, the so-called visionary Marcos Thaddeus also receives messages from “St Joseph”. “St Joseph’s” messages, along with those of “Jesus” and “Mary” contain heresy, therefore these apparitions are deemed FALSE.Whether the “visionary” is suffering from mental illness, given to hallucinations or just plain making up stories, has not been determined.Bishop of S. Andre, Sao Paulo, Brazil declares: Jacarei "Apparitions" of Jesus, Mary and Joseph are NOT OF SUPERNATURAL ORIGIN!”
Below are excerpts from the Statement of Bishop Dom Jose' Nelson Westrupp of S. Andre, Sao Paulo, Brazil, REGARDING THE ALLEGED APPARITIONS AT JACAREI, BRAZIL, dated February 11, 2011.
The purpose of this is to provide information about the activities of young Marcos Thadeu Teixeira (Marquinho). After serious and careful discernment of his writings (visions, inner locutions) our current position is as follows:
Although it is evident that Marcos Thadeu has a deep devotion to the Heart of Jesus and Our Lady, the messages which he claims to have received from Jesus and Mary arenot of a supernatural nature. There are several expressions that flatly contradict this possibility by showing that these messages / locutions come from the author's own thoughts and feelings. Theology does not teach: through Jesus to Mary (as taught in the messages of Jacarei), but rather: to Jesus through Mary. These “apparitions” also lack a common plan between Jesus and Mary – the messages are erratic.
Some expressions used by these so-called “apparitions” are not theologically sound. In short,the messages of Marcos Thadeu Teixeira seem to spring from his own heart.
Private revelations may be accepted if they have been recognized by the Church, through Her legitimate representatives, our Holy Father the Pope and the Bishops. In the present case of the alleged apparitions at Jacarei, Brazil, no such recognition is granted and the messages of Marcos Thadeu Teixeirashould not be considered as legitimate and worthy of faithon the part of the faithful. The apparitions are NOT part of Catholic dogma and creed.
With a special blessing,
Bishop Dom Nelson Westrupp, SCJ,
President of the Regional Episcopal Conference South 1
Em todas aparições nossa senhora manda rezar Rosário e ir Santa eucaristia, já este sujeito manda não ir a igreja e ainda xinga os sacerdotes, ele esta sendo contra nossa senhora e tudo que ela diz, ainda tem gente que acredita nele,,
Essa bosta de jacarei tem que acabar, esse marquinhos lixeira tadeu é um idiota,
que controla e manipula esse rebanho de troxa sem esperança que vai la atras de
tragedia e enganação.Odeio esse lugar dos infernos,Vc tem meu apoio total. ( L
.S ) Jacareí não passa de um celeiro de lavagem cerebral… Fui algumas vezes e
aquilo me pareceu mais cena de filme sobre seitas apocalípticas americanas do
que algo católico… Sem contar que já vi muitas pessoas perderem a fé depois de
terem frequentado esse grupo. Enche-se a cabeça das pessoas com ideias
sensacionalistas, como tantas vezes já fizeram seitas como as dos TJ, por
exemplo, com suas previsões de fim do mundo e etc… As pessoas ficam angustiadas,
deixam de viver suas vidas normais e acabam bitoladas no que o tal Marcos fala
usando o nome de Maria… Daí, quando caem em si, veem que estão sendo neuróticos
ao invés de cristãos, e muitos deixam a Igreja ou mesmo se tornam ateus, não
acreditando em mais nada, achando que tudo que se refere à fé é alienação…
As verdadeiras aparições de Maria trazem mensagens que visam chamar a atenção
das pessoas para a conversão e a vivência cristã, e não o script de uma novela
mexicana que não acaba nunca, um capítulo todo dia, doutrinando as pessoas até
quanto a questões secundárias… Isso que acontece em Jacareí não passa de uma
seita que se faz passar por católica, usando o nome de Maria para passar
doutrinas particulares… Ex-Seguinte da seita Apocalítica Santuário das aparições de Jacareí SP. Marcos Tadeu Teixeira https://mensagensdarainhajacareiencantado.blogspot.com/
Testemunho da peregrina do Santuário das Aparições de Jacareí, TODOS CHAMAM DE SANTUÁRIO, MAS NA REALIDADE É UM PESUDO Um ponto importante é sobre a heresia causada a Santa Eucaristia, quem se diz católico ao frequentar Jacareí não entende o pecado com que este homem diz que Jesus não se faz presente no ato da consagração ao sacerdote que não acreditar nas aparições. O demônio de apropria de pessoas fracas para afastar as pessoas do Pão da Vida, Jesus Cristo. Não afastem da comunhão, onde já se viu, Jesus simplesmente ia virar as costas para o seu rebanho somente por que um padre não acreditou neste aparição, mesmo se ,fosse verdade, então a Bíblia seria uma grande mentira, e Jesus desprezaria a São Tomé (que não acreditou quando Jesus apareceu ressuscitado aos apóstolos pela primeira vez e Jesus com carinho o acolheu), a Pedro (que negou Jesus 3 vezes e o próprio Cristo ordenou que ele fosse o chefe da Sua Verdadeira Igreja) e nem sequer chamaria Saulo a conversão após ter perseguido tantos cristãos e depois o tornou Paulo Apóstolo do Mundo e através de sua pregação todos puderam conhecer o Plano de Salvação de Jesus o Filho de Deus. Leiam a Bíblia, e veja como as aparições vão contra ela, católico verdadeiro acredita na Palavra de Deus!
Jacareí não passa de um celeiro de lavagem cerebral… Fui algumas vezes e aquilo me pareceu mais cena de filme sobre seitas apocalípticas americanas do que algo católico… Sem contar que já vi muitas pessoas perderem a fé depois de terem frequentado esse grupo. Enche-se a cabeça das pessoas com ideias sensacionalistas, como tantas vezes já fizeram seitas como as dos TJ, por exemplo, com suas previsões de fim do mundo e etc… As pessoas ficam angustiadas, deixam de viver suas vidas normais e acabam bitoladas no que o tal Marcos fala usando o nome de Maria… Daí, quando caem em si, veem que estão sendo neuróticos ao invés de cristãos, e muitos deixam a Igreja ou mesmo se tornam ateus, não acreditando em mais nada, achando que tudo que se refere à fé é alienação…
As verdadeiras aparições de Maria trazem mensagens que visam chamar a atenção das pessoas para a conversão e a vivência cristã, e não o script de uma novela mexicana que não acaba nunca, um capítulo todo dia, doutrinando as pessoas até quanto a questões secundárias… Isso que acontece em Jacareí não passa de uma seita que se faz passar por católica, usando o nome de Maria para passar doutrinas particulares…
Você é um estupido e ignorante , destruidor da Santa Igreja Católica , não ir na missa dominical é pecado grave seu impostor , e ademais mesmo que o padre for comunista é só não dar conversa pra ele ora , Você é um falso vidente , só pessoas que não tem um minimo de conhecimento em matéria de aparições caem em conversas tipo as suas . vanderlei . https://mensagensdarainhajacareiencantado.blogspot.com/
Marquinho de jacareí com sua falácia de não participar da missa, coloca em questionamento os seguidores de sua seita a não validade da eucaristia, temos esta matéria que desmente sua tese mentirosa. O único objetivo da seita é afastar os seguidores da Igreja Católica.
A vida dos padres interfere
nos sacramentos que eles celebram?
Os católicos não devem abandonar jamais a Santa Missa, pois, às palavras de toda
consagração, seja qual for o padre que as pronuncie, tornam-se presentes no
altar o Corpo e o Sangue de Cristo.
Em tempos de escândalos no clero, vale a pena considerar que relação guardam a
validade dos sacramentos e a dignidade dos ministros que os celebram.
Todos sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que, contra uma heresia da Igreja
primitiva chamada donatismo,
o Magistério e os Santos Padres desde o princípio afirmaram que, por mais
pecador que seja um sacerdote, se ele celebra a Santa Missa, por exemplo, com a
matéria e a forma devidas e tendo a intenção de fazer o que faz a Igreja, o
sacramento da Eucaristia é celebrado validamente e, no
altar, se fazem presentes de fato o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de
Nosso Senhor.
A esse respeito, esclarecem os santos que:
Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tornem Corpo e Sangue
de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote,
figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são
de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas
oferecidas. [1]
Ai! em que temível armadilha caem aqueles que crêem que os divinos e ocultos
mistérios podem ser mais santificados por uns que por outros, uma vez que é
o mesmo único Espírito Santo que os santifica agindo de maneira oculta e
invisível [2]!
Na Igreja Católica, o mistério do Corpo e do Sangue do Senhor não se realiza
mais pelo bom sacerdote, nem menos pelo mau sacerdote, pois ele se realiza não
pelo mérito do consagrante, mas pela palavra do Criador e pela virtude do
Espírito Santo [3].
Quanto à validade do sacramento, portanto, não contam a santidade e a maldade do
sacerdote. Na Santa Missa, porém, não existe só a
realidade do sacramento. Estamos falando também de uma oração pública,
feita pelo sacerdote em favor de toda a Igreja; uma oração que, a depender da
devoção e da santidade do padre celebrante, possui mérito e eficácia maiores ou
menores diante de Deus.
Nesse preciso sentido, a
Missa de um bom sacerdote — como um São João Maria Vianney e um Padre
Pio de Pietrelcina — é,
sim, melhor que a de um mau padre, ainda que no altar tanto deste
quanto daquele se façam presentes verdadeiramente o Corpo e o Sangue do Senhor.
O raciocínio usado aqui por Santo Tomás é o mesmo a respeito da oração dos
pecadores, que o Padre Paulo Ricardo já teve a oportunidade de comentar em outra
ocasião:
proveitemos o ensejo e citemos na íntegra a lição do Doutor Angélico:
Duas coisas podemos considerar na Missa: o
sacramento em si mesmo, que é a principal: e as
orações nela rezadas pelos vivos e pelos mortos. — Quanto, pois, ao
sacramento, não vale menos a Missa de um sacerdote mau que a de um bom,
pois ambos
celebram o mesmo sacramento.
Também relativamente às orações rezadas na Missa, duas coisas podemos
considerar. Primeiro, quanto
à eficácia que tiram da devoção do sacerdote que as reza. E
então não há dúvida que a Missa de um sacerdote melhor é mais frutuosa.
— Depois, quanto
ao fato de o sacerdote proferi-las em nome de toda a Igreja, da qual é
ministro. Ora, esse ministério podem exercê-la mesmo os sacerdotes
pecadores, como acima dissemos ao tratar do ministério de Cristo. E por aí é
frutuosa não só a oração do sacerdote pecador na missa, mas também todas as
orações que reza nos ofícios eclesiásticos, onde representa a pessoa da
Igreja. Mas as suas orações privadas não são frutuosas, segundo a Escritura:
“Quem desvia o ouvido para não ouvir a Lei, até sua oração é um horror” (Pr 28,
9) [4].
Ainda nesse capítulo, o Aquinate responde a muitas outras perguntas
interessantes: ele explica, por exemplo, se sacerdotes excomungados e reduzidos
ao estado laical podem consagrar o Corpo e o Sangue do Senhor (arts. 7-8), e se
pecam as pessoas que assistem à Missa celebrada por um padre nessa circunstância
(art. 9).
Mas isso são apêndices. O
que nos interessa agora, respondida a pergunta inicial, é
tirarmos conclusões para a nossa vida espiritual. O que essas questões,
aparentemente tão “técnicas”, teriam a ver com nossa caminhada de fé?
O sacrifício da Missa tem um valor único, que não pode ser diminuído por nenhuma circunstância.
Para os padres, fica principalmente o impulso a uma vida de oração e de
piedade mais intensas. No dia de sua ordenação sacerdotal, os bispos pediram a
Deus, impondo-lhes as mãos, que
renovasse “em seus corações o Espírito de santidade” [5], porque, no dizer
de Santa Teresa d’Ávila, “os
sacerdotes estão mais obrigados a ser bons do que os outros” [6]. Basta
que pensemos um pouco: se “a quem muito foi dado, muito será exigido” (Lc 12,
48), o que se exigirá dos ministros da Igreja Católica, responsáveis por
aspergir as almas com nada menos que o Preciosíssimo Sangue de Cristo?
Para nós, leigos, além disso, é sempre importante ter em mente a
grandeza do sacerdócio e da Eucaristia, pois a fé nessas duas realidades
encontra-se em grave ameaça nos últimos tempos. A
tentação é ainda maior ante a desolação litúrgica que encontramos em muitos
lugares. Não são raros os católicos que chegam a viver uma espécie de
religião privada,
com alguns sugerindo inclusive que, diante da atual situação de caos em que
vivemos, sequer haveria pecado grave em faltar a Missas dominicais!
Diante disso, só o que resta é lançar um apelo à consciência de
todos os católicos, a fim de que não
abandonem a Santa Missa jamais, mesmo que o ministério de música faça
um barulho quase ensurdecedor; mesmo que o sacerdote faça a pior homilia do
mundo; mesmo que enfrentar uma liturgia mal celebrada seja a única alternativa à
disposição. O
santo sacrifício da Missa tem um valor único, que não pode ser diminuído por
nenhuma circunstância, não importa o quão terrível ela seja. Afinal,
Jesus Cristo se faz presente todas as vezes que o padre pronuncia sobre o pão e
o vinho as palavras da consagração.
Se você, como muitos, está desanimado com os membros humanos e falíveis da
Igreja, lembre-se do que diz a fé católica sobre a Eucaristia. Vá
à igreja por causa de Cristo, participe das Missas para estar com Ele e… esqueça
todo o resto. Se a música não o ajuda, se o padre não o ajuda, se quem
está ao lado não o ajuda, lembre-se que Cristo, na Cruz, antes de morrer, também
não tinha quase ninguém ao seu lado. Faça companhia a Ele e aproveite a
oportunidade para rezar, de coração, aquilo que o Anjo de Portugal ensinou aos
pastorinhos de Fátima: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos
perdão por aqueles que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam.”
Assim nós seguiremos o exemplo dos santos. Santa Teresa conta, em seu Livro
da Vida, uma visão que teve certa vez, de um padre que rezava a Santa Missa
estando em pecado mortal. O sentido dessa revelação ela logo percebeu qual era:
O Senhor me disse que rogasse por ele e que permitira semelhante coisa para
que eu entendesse que força tinham as palavras da consagração e visse que, por
pior que seja o sacerdote que as pronuncia, Deus está sempre ali;
disse também que o fizera para que eu conhecesse sua grande bondade, que se
põe nas mãos do inimigo só para o meu bem e o de todos [7].
Por que nós somos católicos e por que vamos à igreja? Porque “Deus está sempre
ali” e, muitas vezes, “se põe nas mãos do inimigo só para o meu bem e o de
todos”. Como
é bom e consolador ter Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento do altar!
Comentários recentes no site oficial
de um suposto vidente aqui de Jacareí, sobre críticas a supostas aparições:
" Acho bom você recorrer a seu pai, Satanás, (...)"
" Por tanto calem a boca seus imundos (...)"
" (...) os que negam e ofendem vc (o vidente 'Marquinhos') e as aparicoes
serao castigados (...) "
"As Aparições de Jacarei do Marcos, são os finais dos tempos. Quem não
estiver com estas Aparições, já está condenado."
" (...) essa pessoa que ta falando issi e o proprio demonio (...)"
"ÉS UM FILHO DAS TREVAS SEM VERGONHA ... AÍ DE TI DESGRAÇADO POBRE É TUA
ALMA "
"cala a boca seu desgraçado você não sabê de nada se você quer guerra
guerra vai ter vamos defender a nossa senhora e suas aparições darei meu
próprio sangue"
Aqui, falam sobre o Papa e a Igreja.
"Eu sou Católico Apostólico, mas não sou Romano, porque Roma está atolada
na apostasia e para mim não importa última palavra de Vaticano."
"Esse tal 'papa' colocou uma mordaça na boca dos videntes de Medjugorje,
mas na boca do Nosso querido Vidente Marcos Tadeu de Jacareí jamais
colocará" (sobre a recente proibição aos videntes de Medjugorje)
" (...) obedecer ÀQUELES QUE MANDAM em TODOS os homens, inclusive neste
papa DIABÓLICO, que apareceu nestes últimos tempos..."
" (...) sei muito bem que esse papa não é guiado pelo Espirito Santo, mas
por outro espirito, o demônio não gosta de rosário como esse papa (...)"
"E os puxas - sacos de papas e bispos não fiquem pensando que JESUS vai
dar a Recompensa eterna de mão beijada a vocês não ta? E ainda fazendo calúnias
às Aparições Dele e da Sua Mãe Santíssima. A esses Jesus irá dizer: afasta de
mim malditos, ide para o inferno preparado para o diabo e seus anjos."
Os comentários acima são dos seguidores do suposto vidente. "Pelos frutos conhecereis a árvore."
Diante de tantos absurdos, eu me pergunto: estas aparições são mesmo de Nossa
Senhora? Ou existe algo de sombrio por trás delas? Fausto Faustino GRUPO ASA VIVE
Vidente do maligno
esse homem é demoníaco...qto mal ele deseja para os outros...onde está o amor...ainda que eu falasse a língua dos anjos e dos homens e não tivesse amor de nada valeria... ele não é discípulo de Cristo...pois os discípulos de Cristo são reconhecidos pelo amor uns pelos outros...não é nossa senhora que aparece p ele..e o demônio..pois tudo o que ele faz e fala é demoníaco..ele quer destruir todos que vão contra os seus projetos..mas Deus é maior...Nossa Senhora olha por nós é esmaga a cabeça dessa serpente maligna...instrumento de satanás para destruir a igreja de Jesus Cristo.. Jesus Cristo nunca amaldiçoou ninguém..sempre abençoou e fez o bem..mesmo para os que o mataram ele pediu perdão por eles...e agora vem esse homem ai achando que tem algum poder de amaldiçoar alguém...coitado... que Deus tenha misericordia dele .... Irane
No
momento em que a diocese e a paróquia começam a “esclarecer” os
participantes locais, realizando pregações e palestras contra as
aparições de Jacareí, demonstrando a sua incoerência com a doutrina
católica, o discurso da comunidade local, especialmente dos católicos,
também segue na mesma linha. Ou seja, os moradores embasam sua descrença
na incoerência com a doutrina católica, especialmente na diferença em
relação às aparições reconhecidas de Nossa Senhora. O depoimento de
Beth, católica praticante da paróquia de Jacareí ilustra bem este ponto:
62
Segundo o vidente, houve um combate generalizado a suas visões,
realizado por vários padres da região e pelo bispo, que falavam contra
elas em suas pregações. Não pudemos observar este fato em outras
paróquias da região, apenas em Jacareí e em São José dos Campos, mas
esta era uma fala recorrente de Marcos durante os Cenáculos, acusando
“os padres” de pregarem “contra Nossa Senhora”. De qualquer forma, o
combate a elas, por meio da desvinculação dos fenômenos reconhecidos foi
a estratégia usada pelo clero local.
“Nós
começamos a perceber, a ver que aquilo que acontecia lá (no monte)
nunca tinha acontecido antes. Não era nem parecido com as outras
aparições de Nossa Senhora. Essa história de Jesus, de São José
aparecerem, de falarem com o vidente nunca aconteceu! Então a gente foi
percebendo que não era verdade, que nas aparições de Nossa Senhora não
era assim.”
A
inserção de elementos que fugiam do padrão das aparições reconhecidas
causava incômodo nos paroquianos, levando-os a crer na falsidade das
visões de Marcos Tadeu. Ou seja, a “novidade”, o fato disso “nunca ter acontecido antes” deslegitimava as aparições, pois as afastava do padrão recorrente. Dessa
forma, o vidente ganha autonomia, ele não é mais apenas o “mensageiro”
da Virgem, mas também o intérprete das suas mensagens e o condutor do
culto. Ele deixa de ser um instrumento vazio, por meio do qual Maria se
manifesta, tornando-se um indivíduo. Os
novos papéis assumidos pelo vidente o afastam do padrão, em que os
videntes são percebidos apenas como instrumentos de Maria. Lembramos
aqui os casos de Bernadette - que seguiu fielmente as demandas da
Instituição, tornando-se freira – sendo constantemente vigiada e nunca
falando com o público - e Lúcia, vidente de Fátima, que se tornou
carmelita, vivendo reclusa. A partir do momento que o vidente deixa de
ser um instrumento vazio, ganhando autonomia e falando por si, a
percepção da veracidade de suas visões começa a se romper.
O
processo de modelagem impedia a autonomia do vidente - no ritual e em
sua personalidade. As “novidades” rituais não são bem recebidas porque
demonstram a autonomia do vidente: acrescentando elementos e conduzindo o
Cenáculo – afastando-o do modelo. Assim, os participantes começam a
percebê-lo como arrogante, e não mais humilde – pois ele não reproduz o
padrão de aceitação, mas toma atitudes, circula, interpreta mensagens;
ou seja, torna-se um indivíduo, e não a reprodução de uma personalidade
padrão.
Além disso, Marcos, ao tentar instituir a “novidade” em suas manifestações
– em relação aos elementos simbólicos e rituais - acaba por romper abruptamente com
“Pelo meu filho Marcos e pelas obras que ele empreende em meu nome eu vos
as
regras do jogo – em que a adequação ao padrão era central - instituindo
novas regras que não são reconhecidas como autênticas pelos
participantes. O “novo” não é percebido como verídico. Perde-se, então, a
impressão de verdade que havia sido constituída durante a década de
noventa através da adequação das aparições de Jacareí ao padrão. Dessa
forma, a reciprocidade entre o vidente e os participantes é rompida.
A postura
de Marcos também contribui para esse processo de deslegitimaçao das
aparições. Além de professar constantemente sua exclusividade no contato
com a Virgem e não aceitar “palpites” de ninguém, ele também não atende
o público – os peregrinos devem enviar uma carta para marcar uma
conversa, pois ele diz estar sempre muito ocupado com as “tarefas que
Nossa Senhora lhe atribui”. Além disso, refere-se constantemente,
durante suas falas no Cenáculo, à preferência que Maria tem por ele,
colocando-se como “um filho especial”.
Essas atitudes e falas do vidente criaram uma antipatia da comunidade local
–
inclusive dos católicos não praticantes – em relação a sua figura. A
seguinte fala, proferida por ele durante um Cenáculo e atribuída à
Virgem, é emblemática de sua
postura:
prometo salvar o Brasil”. Por
essa e por falas de teor semelhante, Marcos confere valor e importância
a si mesmo, por meio de palavras atribuídas a Nossa Senhora, passando a
ser percebido como “aparecido”, “metido”, “arrogante” pelos católicos
locais e pelos carismáticos. Essas
características contribuem para a sua deslegitimação enquanto vidente,
pois elas são o oposto da humildade, da simplicidade esperada de um
mensageiro de Nossa Senhora. Assim, quando os fiéis se deparam com
frases como a anterior, em que o vidente faz questão de enfatizar a sua extraordinariedade,
ou com o fato de não falar pessoalmente com os peregrinos, a construção
da humildade e da simplicidade se desfaz, e eles se percebem diante de
uma “celebridade”, que não fala com o público e que se considera
extraordinário. O vidente, ele próprio, não permite a troca,
considerando-se auto-suficiente.
Ou
seja, a troca é rompida. A crença no dom do vidente era atribuída pelos
participantes, que identificavam elementos que “provavam” a sua
santidade. Entretanto, o vidente rompe com as regras do jogo,
afastando-se destes elementos. A convicção na veracidade de suas visões é
então quebrada.
Assim,
as posturas do vidente, o acréscimo de elementos estranhos ao padrão de
aparições marianas e a ruptura nas suas redes de relações sociais -
afastando-o de membros
importantes da rede de manifestações - levam à regressão dos Cenáculos,
que são constituídos atualmente apenas por um pequeno grupo de
participantes fixos. A
participação de pessoas da região é muito rara nos últimos anos, e as
peregrinações de fora diminuíram significativamente, devido a sua
dificuldade em mobilizar a rede de contatos sem a ajuda da RCC. Marcos,
rompendo com os carismáticos, sendo combatido pelos sacerdotes e pela
comunidade local, está cada vez mais isolado, e os seus rituais cada vez
mais esvaziados. Dessa
maneira, na primeira década das manifestações o apoio da RCC e a
modelagem das aparições de acordo com o padrão reconhecido foram
centrais para o sucesso dos Cenáculos, já a partir dos anos 2000 a
intransigência de Marcos, que se proclama “o” representante de Nossa
Senhora, insinuando não precisar de mais ninguém, apenas “Dela”, e o seu
afastamento do modelo reconhecido colaboram para que suas conexões se
desfaçam e sua legitimidade seja questionada.
https://jacareiencantado.blogspot.com/
4.5) A defesa e o ataque de Marcos
Marcos
não apenas insere novos elementos nas suas aparições, mas também inicia
um processo de combate aos sacerdotes e ao bispo de São José dos
Campos, realizado durante suas pregações nos Cenáculos e nas mensagens
atribuídas a Nossa Senhora. Isso acontece como uma defesa do vidente
após a rejeição de suas manifestações pelo clero local. Em
suas pregações durante os Cenáculos ele fala da existência de um
combate generalizado dos padres contra as aparições, e,
consequentemente, contra Nossa Senhora. Por isso ele avisa aos
participantes que o clero está corrompido, pois não quer que as pessoas “venham ouvir as mensagens de nossa mãe celeste”.
No entanto, segundo ele, apesar dos sacerdotes desaconselharem a
participação nos Cenáculos, Maria pede enfaticamente que “seus filhos”
compareçam e orem, que não ouçam os “maus conselhos” dos padres. O
ataque ao clero em alguns casos toma dimensões pessoais, e vem por meio
de palavras atribuídas a Nossa Senhora. Uma mensagem que teve muita
repercussão na diocese foi transmitida no Cenáculo de Novembro de 2005,
em que, segundo o vidente, Maria diz que “o bispo Dom Nelson é o filho que ela menos ama”. Vale a pena analisar com mais cuidado este evento. Ela
foi proferida após o bispo ter se manifestado contra as aparições –
para o vidente Marcos, em consulta particular, pois ele nunca as
mencionou publicamente em suas
pregações63 – fato que ofendeu o vidente. Segundo Marcos, ele foi
“escolhido por Nossa Senhora”, ele é “o mensageiro de Maria”, assim,
diante da rejeição do clero, do rompimento com a RCC, a única fonte de
legitimidade que lhe resta é o contato com Maria, a crença em ser o
único a receber as suas mensagens. Por isso Marcos usa as mensagens para
combater a rejeição do clero. Entretanto, as mensagens de Maria não
podem trazer elementos de discórdia, pois ela é a mãe carinhosa, que ama
a todos os seus filhos – como analisaremos no próximo capítulo, a
maternidade de Nossa Senhora é uma característica central das aparições –
por isso não pode deixar de amar Dom Nelson. Porém, tudo indica que
pode amar menos.
Marcos,
em seu isolamento, apoiando-se em Nossa Senhora, em suas palavras e
mensagens, acaba por criar uma escala de seu amor maternal, na qual ele é
o mais amado dos filhos – por seguir as determinações de Maria -, em
seguida vem aqueles que participam dos Cenáculos e também cumprem as
determinações “dela”, e por último todas as pessoas que não participam, e
principalmente aqueles que a combatem, inclusive o clero - os
sacerdotes e o bispo, por não reconhecerem as aparições, e, pior,
tentarem convencer os católicos a não participar das aparições.
Dessa
forma, a única moeda que resta ao vidente é sua capacidade de falar com
Maria. Ela, porém, não é suficiente, pois a construção da verdade da
crença depende de uma reciprocidade de perspectivas, cuja troca ele
rompe de maneira unilateral na forma como usa o seu dom.
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5) As aparições contemporâneas: continuidades e inovações
Neste
item nos propomos a analisar duas características centrais das
aparições de Nossa Senhora em Jacareí: as mensagens transmitidas pela
Virgem ao vidente e a presença do Rosário na imagem e nas mensagens de
Maria, bem como nas práticas rituais dos Cenáculos. Notamos que estes
elementos – as mensagens e o Rosário – estão presentes nas aparições de
Nossa Senhora em Jacareí, mas também em outros fenômenos do mesmo tipo,
sendo que os participantes os utilizam para estabelecer conexão e
continuidade entre as aparições de Maria em diferentes épocas e em
diferentes locais. Entretanto, estes dois elementos também ganham novas
características nas aparições contemporâneas, ou seja, apesar de
indicarem a
63
Embora Dom Nélson não tenha se manifestado publicamente contra as
aparições, ele nunca as apoiou e instruíu os sacerdotes de sua diocese a
fazer o mesmo.
continuidade
entre esses fenômenos, estando presentes no padrão de aparições do
século XIX, eles se ajustam as características do modo de vida
contemporâneo, mas sem perder seus antigos significados. Isso fica mais
evidente em relação ao Rosário, como demonstraremos a seguir.
A) As mensagens e segredos
A
aparição e a transmissão da mensagem de Nossa Senhora para Marcos Tadeu
é o momento central dos Cenáculos. Dado o período extenso das
manifestações – elas acontecem desde 1991 – há um grande número de
mensagens atribuídas à Virgem de Jacareí. Por exemplo, em 2000 foi
publicado um livro com as mensagens transmitidas até aquele ano, que
possui 860 páginas. Atualmente são editados CDs anuais com as mensagens
de cada visão.
A
transmissão de mensagens é um dos aspectos inovadores das aparições do
Século XIX, sendo elas as responsáveis pela dimensão pública das
manifestações da Virgem a partir deste período. Anteriormente, como
demonstrado por Barnay (2000), o contato de Maria com os homens já
existia, porém, não havia a transmissão de uma mensagem destinada a toda
a humanidade, que deveria atingir um grande número de pessoas, de
realizar a conversão. Esta dimensão proselitista do contato de Maria com
os homens é estabelecida no século XIX, a partir das três aparições
francesas mencionadas no início deste capítulo - Rue du Bac, La Salette e
Lourdes – e devido à intervenção da Igreja sobre elas, como demonstrado
anteriormente.
Além
da dimensão pública das mensagens, também o conteúdo delas possui
elementos semelhantes desde este período. Segundo Carlos Steil o modelo
das aparições marianas é estruturado a partir Fátima, e também de La
Salette64, destacando o papel importante das mensagens e segredos
transmitidos por Nossa Senhora. Segundo este autor “A
mensagem, geralmente relacionada ao contexto em que vivem os devotos, e
os segredos, que apontam para o fim dos tempos e para a afirmação da
autoridade da Igreja, se tornam o eixo em torno do qual o evento e o
discurso das aparições modernas vão se organizar” (2003:29).
64
La Salette foi uma aparição ocorrida na França, no final do século XIX,
a duas crianças – Mélanie e Maximin, em que ocorreram a transmissão de
mensagens e segredos, em um padrão semelhante à Fátima. Porém, essa
aparição não se tornou conhecida como Fátima, não sendo um grande
santuário de peregrinação na atualidade. Mais adiante nos deteremos nos
fatores que colaboraram para a imensa divulgação de Fátima no Brasil.
Interessa lembrar que Fátima era chamada pela imprensa portuguesa da
época de “La Salette portuguesa”, tamanha a semelhança entre estas duas
manifestações, especialmente no que se refere às mensagens de cunho
escatológico. Inclusive, durante o inquérito, foi perguntado se as
crianças videntes tinham conhecimento da história acontecida na França,
na busca de alguma influência.
A
partir de então, o recado da Virgem para a humanidade, ou seja, as
mensagens são centrais neste tipo de fenômeno, quase não existindo
manifestações em que a crença no contato verbal de Nossa Senhora esteja
ausente. Dessa forma, o vidente é um intermediário entre o mundo humano e
o mundo divino. Ele é capaz de ver e ouvir as mensagens de Maria, sendo
também responsável pela sua divulgação, pois elas têm um caráter
público, sendo destinadas para todos os homens. Em
Jacareí, Marcos é considerado um intermediário, um “escolhido pela
Virgem”, que tem como obrigação divulgar as mensagens que Maria lhe
transmite, destinadas à toda a humanidade. Por isso a construção do
Santuário e a realização dos Cenáculos, bem como a impressão de livros e
CDs: as palavras de Nossa Senhora devem atingir o maior número possível
de pessoas. A
diferença entre esse modelo de aparições estabelecida no século XIX e a
aparição de Jacareí refere-se ao número de mensagens. Em La Salette
foram três mensagens, uma a cada aparição, em Lourdes foram oito
mensagens nas dezoito aparições, e em Fátima sete mensagens em sete
aparições. Já em Jacareí o número de aparições é imenso, sendo cada uma
delas acompanhada da transmissão de uma mensagem. Desta forma, mesmo se
levarmos em conta apenas as mensagens especiais, transmitidas
mensalmente, elas ainda são numericamente muito superiores às mensagens
atribuídas a Nossa Senhora em Lourdes, Fátima e La Salette.
O
grande número de mensagens as torna banais, especialmente as diárias.
Os peregrinos não se mostram muito interessados nelas, pois, devido a
sua proliferação, elas se tornaram repetitivas, sem nenhuma grande
novidade. Por isso o grupo de apoio e o vidente criam mecanismos para
tornar algumas mensagens “especiais”. Dois deles podem ser mencionados:
as mensagens mensais ocorridas durante o Cenáculo e as mensagens de
aniversário das manifestações. Entretanto, mesmo essas mensagens
consideradas “especiais” não possuem nada de inovador em relação aos
elementos e temas presentes a quinze anos atrás65.
Autores
que estudaram aparições contemporâneas já haviam atentado para o fato
de que o número de mensagens e de aparições nos fenômenos atuais é muito
superior ao das aparições modernas, como Tânia Almeida (2004) – sobre a
aparição de Piedade das Gerais. Nesse sentido, ela destaca a formação
de um novo padrão de
65 Analisaremos os elementos das mensagens no capítulo seguinte, referente à continuidade simbólica das manifestações.
aparições
do qual a aparição de Medjugorje é considerado o modelo, em que o
grande número de aparições com transmissão de mensagens prevalece. A
aparição de Jacareí segue esse novo padrão no que se refere ao número
de manifestações, entretanto, não podemos deixar de destacar que a
presença de elementos semelhantes aos das aparições reconhecidas ainda é
muito importante. Ou seja, apesar das aparições contemporâneas
apresentarem novas características, a sua adequação às aparições
reconhecidas permanece central. No
caso de Jacareí, Maria se comunica com o vidente desde a primeira
aparição, mas, a princípio é apenas uma conversa, sem a transmissão de
mensagens para a humanidade, que começam a ocorrer apenas dois anos
depois, quando a figura se identifica como Nossa Senhora. Então, de
forma semelhante ao ocorrido com a história das aparições, as mensagens
somente tornam-se públicas em um momento posterior, quando os
carismáticos já se apropriaram do fenômeno, indicando novamente a
modelagem das aparições de Jacareí ao padrão das aparições modernas,
neste caso por meio da atribuição de um caráter proselitista às
comunicações de Maria - as mensagens.
Além
das mensagens, outro elemento surgido no século XIX são os chamados
segredos. Eles também estabelecem a comunicação entre Nossa Senhora e os
videntes, mas, ao contrário das mensagens, que devem ser divulgadas
para todos os homens, os segredos devem ser mantidos pelo vidente. Assim,
o vidente divulga que a Virgem realizou uma profecia, mas não relata
seu conteúdo, pelo contrário, a envolve numa aura de grande mistério,
enfatizando a importância deste segredo – que também destaca a sua
própria importância como único conhecedor de algo revelado por Nossa
Senhora. A
aparição que bem exemplifica a centralidade dos segredos nas aparições
modernas, assim como o grande mistério que os envolvem, é a aparição de
Fátima, em que, segundo os relatos, a Virgem transmitiu três segredos
para os videntes, na forma de profecias. Os videntes apenas poderiam
revelar estes segredos após a sua concretização –
devendo compartilhá-los apenas com o Papa. Houve muita especulação a
respeito deles, especialmente sobre a sua dimensão escatológica, havendo
a constante associação entre os segredos e previsões sobre a
proximidade do juízo final, destacando os castigos e características dos
tempos finais. Acreditava-se que Nossa Senhora havia demonstrado
detalhes dos acontecimentos que precederiam o fim dos tempos que não
poderiam ser revelados para os homens.
https://jacareiencantado.blogspot.com/
Este
padrão se repete em Jacareí,onde, segundo os relatos, Nossa Senhora fez
oito revelações secretas para Marcos Tadeu, que envolvem os castigos do
final dos tempos e visões do inferno. Segundo ele, os segredos são
assustadores, e, como em Fátima, enfatizam a escatologia66. Não nos
deteremos no conteúdo das mensagens e segredos neste momento, mas na
forma semelhante como Marcos age diante deles, destacando sua dimensão
terrível e escatológica, mas sem relatar seu conteúdo, envolvendo-os em
mistério e incitando as especulações a seu respeito, exatamente como em
Fátima e também em Garabandal, duas aparições que são referência para a
dimensão profética destes fenômenos.
Para
explicar a participação dos peregrinos devemos nos deter no conteúdo
das mensagens e segredos, que embora não sejam novos, ganham sentidos
importantes e relacionados com o agir religioso no mundo contemporâneo. TEXTO DE LILIA MARIA.